воскресенье, 13 декабря 2015 г.

Arte e design com vistas para o exterior

Arte e design com vistas para o exterior
Arte e design com vistas para o exterior

Madeira de qualidade por todos os lados  (Foto: Filippo Bamberghi)
O quadro de Fábio Miguez, na Galeria Nara Roesler, é o ponto focal da sala de jantar, que leva ainda pendentes de David Wiseman, mesa de Jorge Zalszupin, na Passado Composto Séc. XX, cadeiras da Novo Rumo, na Loja Teo, forradas com tecido da Orlean, centro de mesa da Érea e vaso da Conceito: Firma Casa (à esq.)

Quem atravessa a porta de entrada nem se dá conta de que a cabreúva usada na parede do hall envolve o “coração da casa”, como define o arquiteto Dado Castello Branco. “É a partir dessa caixa de madeira que os ambientes sociais se distribuem em espaços integrados”, diz ele sobre a construção erguida em um terreno de 1.200 m² no Jardim Paulistano, em São Paulo. Da antiga morada que havia ali não restou nada. Foi tudo demolido para a concepção de uma residência de 750 m² que privilegiasse o convívio familiar do casal com seus quatro filhos. No piso térreo, o projeto explorou os ambientes amplos, abertos uns para os outros e posicionados de forma que as pessoas pudessem ver, de qualquer ponto, o jardim e os cantos verdes assinados pelo paisagista Gilberto Elkis.


Madeira de qualidade por todos os lados  (Foto: Filippo Bamberghi)
No living com piso de travertino da Belas Artes, brilha a tela de Amelia Toledo

Dado desenhou o volume de cabreúva no centro da planta e com base nele dispôs os recintos: à esquerda do hall de entrada fica o home theater e, atrás dele, a cozinha e a copa. Do lado direito da caixa foram estabelecidos o grande living integrado à varanda e o escritório anexo. E atrás do volume fica a generosa sala de jantar com mesa de 3,5 m assinada por Jorge Zalszupin. “Quis fazer tudo muito aberto para que a casa fosse vista em perspectiva. Ou seja, de um ambiente avista-se o outro, e assim sucessivamente”, afirma Dado.


Nesse balé visual, que os olhos percorrem ao observar os espaços, o verde surge por todos os lados, legitimando as aberturas de vidro do piso ao teto e as portas de correr, em lugar de janelas convencionais. Essas, aliás, quase não existem na residência, já que a ideia é deixar que seja banhada pela luz natural na maior parte do tempo. À noite, a iluminação precisa oferece uma atmosfera suave e aconchegante vinda de spots embutidos no forro e de abajures em pontos estratégicos. O recurso inclui até mesmo a varanda, pensada para fazer crescer o living quando se abrem suas portas, e também a cozinha, muito usada pelos moradores nos fins de semana – tanto que anexo a ela há um pequeno jardim com mesa para refeições.


Madeira de qualidade por todos os lados  (Foto: Filippo Bamberghi)
No jardim assinado por Gilberto Elkis, é possível encontrar palmeiras-fênix, cicas e bambuzinhos

Característica marcante do estilo de Dado, os tons suaves se evidenciam nos revestimentos – a exemplo da pedra madeira nas paredes da varanda e na fachada, do travertino navona em todo o piso do térreo e da madeira de demolição do piso das cinco suítes e da sala íntima do casal, material que aparece ainda nos móveis. Esses acabamentos criam o pano de fundo para os ambientes decorados com peças do acervo dos proprietários e outras compradas para o novo endereço, como o sofá e as poltronas italianas. A pitada de ousadia no mobiliário cabe ao vibrante amarelo que reveste as poltronas dos anos 1950, adquiridas em um modernariato de São Paulo. “Gosto de usar cores em obras de arte e manter o restante neutro”, afirma o arquiteto, justificando a escolha do quadro de Fábio Miguez, que ocupa quase toda a parede da sala de jantar, e a tela cor de laranja de Amelia Toledo exposta no living.


Essa receita, de apoiar o projeto em uma base monocromática, se molda perfeitamente à proposta de mimetizar a casa ao entorno verdejante, fazendo com que o olhar não consiga delimitar o que está dentro e o que está fora. O resultado traz a sensação de se estar ligado à natureza o tempo todo, algo que é um privilégio, ou melhor, um luxo, em grandes cidades como a capital paulista.


* Matéria publicada em Casa Vogue #351 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)


Original article and pictures take http://casavogue.globo.com/Interiores/casas/noticia/2014/12/arte-e-design-com-vistas-para-o-exterior.html site


Комментариев нет:

Отправить комментарий